sábado, 4 de maio de 2013

Arawn


~Arawn~

Regente do Submundo, "Annwn", na tradição galesa representa a vingança, o terror e a guerra.

Lugh





~Lugh~


Na Irlanda e em Gales, Lugh era chamando O Brilhante. Deus do Sol e da guerra, era associado aos corvos, tendo por símbolo, em Gales, um veado branco. Sua festividade é Lughnasadh, outra festa da colheita. Era filho de Cian e de Ethniu. Tinha uma espada e uma funda mágica. Lugh era carpinteiro, pedreiro, ferreiro, harpista, poeta, druida, médico e ourives. Seu domínio incluía a magia, o comércio, a reencarnação, o relâmpago, a ÁGUA , as artes e ofícios em geral, viagens, curas e profecias.

Por:Clã da Floresta

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dana

~Dana~

Deusa Mãe da abundância, sendo a maior de todas as Deusas do Panteão irlandês. Aspecto Virginal da Deusa Tríplice. Guardiã do gado e da saúde. Deusa da fertilidade, da prosperidade do conforto.
Reverenciada como a Mãe ancestral de uma tribo de seres espirituais chamados Tuatha de Danann, seu nome significa "sabedoria".

Segundo uma lenda, Dana nasceu em um Clã de Dançarinos que viviam ao longo do rio Alu. Seu nome foi escolhido por sua avó, Kaila, Sacerdotisa do Clã. Foi ela que sonhou com uma barca carregando seu povo por mares e rios até chegarem a uma ilha, onde deveria construir um Templo, para que a paz e a abundância fossem asseguradas. Ao despertar, Danu relatou seu sonho ao conselho e a grande viagem começou então a ser planejada.

Angus Mac Og



~Angus Mac Og~ 


Deus do Amor, da beleza e da juventude, na Irlanda antiga. Um dos Tuatha de Dannan, Angus possuía uma harpa dourada que reproduzia música de irresistível doçura. Os seus beijos transformavam-se em pássaros que transportavam mensagens de amor. 
Uma das lendas conta que Angus se apaixonou por uma jovem que viu em sonhos. Decidido a encontrá-la acaba por descobrir que é filha de Ethal Anbuais, um Sidh que morava em Connaught. Angus acaba por encontrar a sua amada perto de um lago como sendo a mais alta de um grupo de 150 jovens. Ethal conta a Angus que a sua filha é vítima de um encanto que faz com que ela se transformasse em cisne a cada dois anos (durante um ano permanecia mulher e durante o ano seguinte permanecia cisne). Assim, para poder desposá-la, Angus precisava transformar-se em cisne, durante a noite do próximo Samhain. Assim foi, nessa data, Angus deslocou-se ao lago onde se encontrava a sua amada. Ao mesmo tempo que sua futura esposa se transformava em Cisne, juntamente com as restantes jovens, também Angus se transfigurou num belo cisne. Os dois, juntos, voaram então, ao redor do lago por três vezes, cantando uma melodia que fez o mundo adormecer por três dias e três noites.


|Por:Clã da Floresta

Arianrhod



~Arianrhod~


Seu nome significa "Roda de Prata", ou "Grande Mãe Frutosa". Arianrhod é a face Mãe da Deusa tríplice, honrada na Lua Cheia. Ela é a Guardiã da Roda de Prata, símbolo do tempo e do Karma. Senhora da Reencarnação.


Filha da deusa da terra Don, Arianrhod foi chamada pelo Deus celeste Math para ser sua acompanhante (na verdade, seu dever era segurar os pés do Deus no seu colo enquanto ele descansava). A condição essencial deste encargo era a virgindade da candidata.
Mas, ao ser testada pelo bastão mágico de Math, Arianrhod de repente deu a luz a gêmeos – um, bem formado, Dylan, que se foi arrastando para o mar (onde se transformou depois em um deus marinho), e outro, ainda em estado embrionário. Arianrhod desapareceu, mas antes amaldiçoou este filho para que ele não tivesse jamais um nome, não pudesse usar armas e nem casar. Na cultura celta, era a mãe que dava o nome e abençoava seu filho nestes rituais de passagem. No presente mito, a criança foi adotada pelo irmão de Arianrhod, o mago Gwydion, que, no devido tempo, conseguiu ludibriar Arianrhod e, usando recursos mágicos, a convenceu a dar um nome a seu filho e permitir-lhe usar armas. O nome Llew Llaw Gyffes, “o brilhante, luminoso e habilidoso”, era o mesmo nome de um famoso herói celta Lugh, personificação de um antigo deus solar. (Mirella Faur)



Nova série sobre os deuses: Badb

http://www.facebook.com/ClaDaFloresta/posts/577509805602669:0

Clique no link acima para ver a postagem sobre a Deusa Badb.